terça-feira, 17 de abril de 2018

Estudo do Salmo 91.5



Salmo 91.5

“Não temerás o espanto noturno, nem flecha que voe de dia.”

Aqui o Senhor nos garante proteção, 24 horas por dia. De noite com os seus espantos e de dia com suas flechas. Deus não escolhe horário pra te proteger. Ele é poderoso pra te proteger em todas as situações. Pra ele não é mais fácil te guardar de dia do que de noite. Você não está mais seguro de dia do que de noite.

Aqui ele cita perigos em todos os horários do dia e da vida. Durante a noite com o pavor que ele proporciona.  E durante o dia com proteção contra os ataques dos inimigos.

Noite: Hoje em dia, existe muita atividade laboral durante a noite, mas não era assim na época em que o salmista escreveu isso. A Noite, naquela época, era horário de descanso para uma pessoa comum e para quem estava na guerra, o que acontecia constantemente com Davi, era momento de atenção constante, pois em terras estranhas e nas batalhas, era possível diversos tipos de situações perigosas: Animais selvagens, frio extremo, tempestades, ataques dos inimigos, cobras, doenças. A noite não permitia enxergar a iminência do perigo, a escuridão podia te privar de ver o perigo quando estivesse próximo e você não ter reação com tempo o suficiente pra te livrar. A noite você não consegue enxergar os perigos. Mas mesmo sem poder ver, Deus te guarda. Ele te livra daquilo que você não pode enxergar. Aquilo que você é vulnerável, ele te guarda. Você não vê o ladrão chegado a sua casa a noite, mas Deus te guarda. Você não vê o vírus perto das suas vias nasais, mas Deus te guarda. Você não vê o sócio te passando a perna, mas Deus te guarda.

Dia: As setas, ou flechas que ele cita aqui, são os ataques dos inimigos. Era um dos ataques mais mortais da época. Nem todos os soldados tinham acesso à couraça, que era o que protegia o tórax durante a guerra. As couraças eram artigos de luxo da época. E as flechas eram como as balas de fuzis daquela época. Diferente da noite, as flechas durante o dia podiam ser vistas, mas elas eram muito velozes, e se fossem bem miradas, eram fatais.

Deus nos orienta a não temer nada disso, nem os perigos noturno que não vemos e nem as velozes ciladas dos inimigos que podemos ver.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, não teme essas coisas, porque Deus os guarda de todas. Para Deus não há limites para a proteção e o livramento. Ele protege de dia e de noite. Em qualquer hora e situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não despreze os pequenos começos