sexta-feira, 4 de maio de 2018

Escravo nunca mais. Eu agora sou filho!

Gálatas 4.1-7


Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Esta linda passagem das Sagradas Escrituras é esclarecedora e libertadoras para todas as pessoas que creem nela e aplicam-na em suas vidas.


  • Versículos 1 e 2 - Estes primeiros versículos dizem que não há diferença entre o menor  e o escravo no que diz respeito à receber a herança, ou seja, nem o menor pode receber a herança (por ainda não ser o tempo determinado para receber) e nem o escravo pode recebê-la (por não ter direito à herança). A diferença é que o menor um dia terá receberá, já o escravo nunca terá direito, a não ser que seja livre da escravidão, que foi o que Jesus fez por nós. 
  • Versículo 3 - O apóstolo Paulo associa a nossa menoridade à época em que servíamos o mundo, vivendo na prática do pecado. Isso é muito esclarecedor: enquanto a pessoa está vivendo os rudimentos do mundo, ela tem direito a uma herança, mas assim como um menor, não tem acesso à ela porque não adquiriu maturidade espiritual para receber a herança. As pessoas tem uma herança, ela tem direito à elas, mas ainda não chegou o tempo de viver grandes milagres na vida dela enquanto ela não receber Jesus na sua vida ou enquanto ela não entender que pode e deve viver grandes milagres em sua vida. Quando a pessoa se entrega a Jesus ou depois disso, entende que Deus tem grandes coisas para sua vida, ela finalmente adquire a maioridade para receber e viver sua herança. E a herança que Deus tem para os seus filhos não é coisa pouca.
  • Versículo 4 - "vindo porém a PLENITUDE DO TEMPO". A plenitude do tempo é a hora da grande maravilha de Deus na sua vida. ele disse que na plenitude do tempo, Deus enviou seu filho. Jesus veio ao mundo e morreu na cruz a mais de 2000 anos atrás, mas para mim e para você a sua vinda e a sua morte foi efetiva no dia em que recebemos ele como Senhor e Salvador e passamos a viver para Ele. Nesse dia chegou a plenitude do tempo para você. A plenitude do tempo é o dia em que o filho que tem direito à uma herança finalmente está apto a receber o que é seu. A plenitude do tempo na sua vida foi o dia que você recebeu Jesus em sua vida. Foi o dia que nasceu fé no seu coração e você entendeu sua que tem direito a grandes bênçãos. 
  • Versos 4 e 5 - Nesses versículos, o apóstolo diz que Deus enviou seu filho nascido de mulher e sob a lei, ou seja, na mesma dimensão em que nós estávamos; nas mesmas condições. Ele foi enviado até o cativeiro que nós estávamos para nos RESGATAR das obras das trevas. É como se estivéssemos num cativeiro a vários anos, desde o dia do nosso nascimento, e Jesus foi enviado até esse cativeiro, na mesma dimensão que nós estávamos, para nos resgatar dele. Nessa cativeiro, comíamos a comida do sequestrador (o diabo), vestíamos as roupas que ele queria, dormíamos a hora que ele queria, no chão, sem luz, sem vida. Mas Jesus foi até lá, na dimensão em que nós estávamos e nos resgatou para o reino do Filho do seu amor!!!
  • Versículo 5 - Ele nos resgatou para que recebêssemos a adoção. Eramos bastardos, escravizados pelas obras do inimigo. Mas ele nos resgatou para nos adotar. Nos fazer filhos. Não somos mais escravos do pecado e nem fora do tempo de receber a herança. Somo agora FILHOS DE DEUS!
  • Versículo 6 - Por sermos agora filhos, Deus nos deu o Espírito de seu filho. Não temos mais espirito de escravo. Não temos mais que pensar como escravos, falar como escravos, viver como escravos. Você agora é filho de Deus. Esqueça o passado. O passado ficou pra traz. Tem gente que mesmo depois de entregar sua vida a Deus continua com espírito de escravo, vida de escravo. Não! Agora você pode viver como filho de Deus. Comendo do melhor dessa terra. Sendo feliz, tendo paz, tendo prosperidade... Receba o Espírito de seu Filho.
  • Versículo 7 - Essa passagem define tudo: Não somo escravos, somos filhos e como filhos, somos herdeiros! você se entregou a Jesus? Então você não é mais escravo! Você é filho de um Deus Todo-Poderoso! E como filho desse grandíssimo Pai, você tem uma herança infindável!

Por isso declare hoje mesmo:

ESCRAVO NUNCA MAIS. EU AGORA SOU FILHO!



Em cristo,

Pastor Hugo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não despreze os pequenos começos