sexta-feira, 18 de maio de 2018

Vivendo na dependência de Deus


Juízes 7.1-7

Então Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, no vale, perto do outeiro de Moré.
E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.

Gideão tinha uma grande batalha pela frente, ele tinha uma grande missão. Ele então levantou um grande exército para lutar com ele aquela batalha. Foram convocados 32.000 homens para enfrentar os midianitas. 32.000 homens para uma batalha era um número bom, daria um certo conforto para Gideão lutar e se sentir seguro de que venceria seus inimigos. 32.000 homens era o suficiente para derrubá-los e destruí-los e sem dúvida dar a vitória para o povo de Deus. Mas Deus não pensa assim. Deus achou que 32.000 era muita gente e ele queria que aquele número diminuísse para que Israel posteriormente não se gloriasse de ter vencido a batalha com seu próprio braço. Deus queria que Gideão DEPENDESSE DE DELE.
Deus primeiro mandou que daqueles 32 mil, fossem embora 22 mil. Ficaram apenas 10 mil. Imagino a cabeça de Gideão quando quase 69% dos seus soldados se retiraram da guerra. Com aqueles 10 mil, Deus ainda achou que era muito, pois ele queria dependência total dele, e mandou embora outros 9.700 e ficaram apenas 300. Esses 300 significa pouco menos de 1% de todo o povo que saiu com Gideão para a batalha. Mas era com esse 1% que Deus ia fazer maravilhas no povo de Israel.
A palavra DEPENDÊNCIA no dicionário significa “subordinação” e “sujeição” e é exatamente o que Deus quer que tenhamos dele.

1.      Depender de Deus requer obediência: Deus mandou Gideão ordenar aos medrosos e tímidos que fossem embora e ele não questionou, apenas obedeceu.
2.      Depender de Deus requer abrir mão de recursos próprios: Muitas vezes você se acha com os recursos necessários para conquistar certas coisas. Mas Deus de repente te manda abrir disso para depender só dele. O seu apoio pode estra frágil e você nem percebeu. A vitória de Gideão estava frágil, porque ele ia para a guerra com 22 mil homens medrosos e tímidos e Deus sabia que certamente ele perderia a batalha com esses homens. Você se apoia em algo que é frágil. Mas dependendo de Deus, você poderá vencer uma batalha com apenas 1%. Deus transforma 1% em 100% para te dar a vitória. Tire a fragilidade de você. Coisas e pessoas que você acha que podem te ajudar, mas na verdade são as que na batalha, te levarão a derrota.
3.      Deus nunca desampara aquele que depende dEle.

Abraão viveu a dependência de Deus quando saiu da terra e da parentela dele para uma terra que não conhecia. Moisés viveu a dependência de Deus, Davi dependeu de Deus quando desafiou um gingante, Pedro viveu completa dependência de Deus quando abandonou seu barco e seu sustento.

Deus quer que você pare de acreditar mais nos seus recursos do que em Deus. Você pode ter apenas 1%, mas é com esse 1% que Deus vai te dar a vitória sobre seus inimigos. Saia da dependência da sua própria inteligência, saia da dependência dos seus próprios recursos, saia do seu apoio natural.

Muitas vezes Deus tira o nosso apoio natural para nos mostrar que Ele é Deus e que é poderoso para nos fazer vencer com apenas 1% uma batalha gigante. 

Quem depende de Deus pode não ter nada, mas tem todo poder. Deus nunca desamparou aqueles que dependem dele.



Em Cristo,

Pr. Hugo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não despreze os pequenos começos