quarta-feira, 9 de maio de 2018

Transformando o deserto em Manancial

Bem-aventurados os que habitam na tua casa; louvam-te perpetuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênção os cobre a primeira chuva.
Salmo 84.4-6

Há um chavão no meio evangélico que diz que "Deus vai te tirar do deserto". Mas o ensino que Deus nos dá na sua palavra não é que Deus nos tira do deserto, é que Ele transforma o deserto.

Nesta linda passagem o salmista cita três atitudes de pessoas que terão como consequência dessas atitudes, a transformação do deserto em manancial:



  1. Os que habitam na Casa de Deus: Habitar na Casa de Deus que ele cita aqui não é morar na igreja. Mas estar envolvido com as coisas da casa de Deus. Quanto mais tempo você passa na casa de Deus, mais envolvimento com Deus você vai ter. O diabo quer te tirar da casa de Deus; ele te dá ocupações, tira seu tempo, tira a vontade, faz você ficar cansado e o pior, tem muitas religiões e falsos profetas dizendo que você não precisa ir pra igreja, basta servir a Deus em casa. Isso é uma mentira do diabo! O Salmo 92.13 diz: Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Aquele que está plantada, firme na casa de Deus, florescerá, e quando não está plantado, não pode florescer.
  2. Aqueles cuja força estão em Deus: A sua força deve estar somente em Deus. Pra levantar você depende de Deus, pra respirar, pra andar, pra dormir, pra piscar os olhos, enfim, pra tudo dependemos de Deus. E aqueles que acham que tem capacidade própria, estão enganados e perderão as batalhas. A sua força, pra tudo, desde uma simples coisa até uma mais complexa, deve estar em Deus. Efésios 6.10 diz: No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor, e na força do seu poder. É na força de Deus que nos fortalecemos. Todos os que buscam força em Deus, pra tudo, são bem-sucedidos. 
  3. Aqueles que tem os caminhos do coração aplanados: Caminhos planos são caminhos retos. Mas tem gente que os caminhos do seu coração não estão aplanados. Caminhos retos são os caminhos que obedecem a palavra de Deus, os outros não estão retos. Se você procura obedecer a palavra sempre, os caminhos do seu coração estão aplanados e retos.
Essas pessoas tem uma grande bênção na vida delas: Quando passam por um vale árido, seco ou desértico, Deus faz desse vale um manancial. Deus transforma o deserto em manancial. Ele é poderoso pra fazer aquela área da sua vida que está seca, desértica e sem vida, em uma terra que jorra águas! 

Mas Deus mandará água no nosso deserto?
A explicação está em Isaías 41.17

Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o Senhor, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei.

Muitos aflitos e necessitados estão precisando de água, mas não encontram. Talvez uma ou mais áreas da sua vida está seca, desértica. A falta de água simboliza falta de vida. Falta vida, alegria nas suas finanças, na sua família, no seu casamento? Deus diz que ouvirá aqueles que precisam dessa água e não os desamparará. 

Mas como essa água vira?
O Versículo 18 do mesmo capítulo diz: Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais. 

Veja que Deus faz do deserto um manancial, mas PRESTE ATENÇÃO EM COMO DEUS FAZ ISSO: Abrirei rios nos altos... Mas os rios  não ficam nos altos, não ficam em cima das montanhas, os rios ficam embaixo, nos vales. ...fontes no meio dos vales... Mas as fontes dos rios não são em cima, nos altos? Não está tudo ao contrário? Não! Deus quis dizer que ele não faz o óbvio. O óbvio é as fontes no alto e os rios passarem nos vales, mas Deus usa as coisas que não são para confundir as que são. Deus faz coisas extraordinárias. Deus faz jorra água de onde a gente menos espera! Talvez você esteja esperando algo na sua "matemática". Algo do jeito que você quer, como você quer, da maneira que você quer. Mas nós não podemos limitar Deus. Não podemos colocar Deus numa caixa. Temos que apenas crer em Deus e deixar Ele agir, ele poderá fazer jorrar fontes em baixo e rios em cima!

Tem mais!

Ele cria açudes nos desertos e a terra seca em mananciais. Totalmente fora da normalidade! Mas pra abençoar aqueles que a Ele clamam  nEle confiam, Ele faz coisas extraordinárias! O que você menos espera pode ser a fonte do seu milagre!

Onde você pode encontrar água viva? Onde encontrar água para o seu deserto?

João 7.37b Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Ele é a fonte da água no seu deserto. Se você tem sede, se precisa de água, peça a Deus! Vá até Jesus. Peça chuva no seu deserto.

E o que você vai fazer com essa água quando ela começar a fluir no seu deserto?

João 7.38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Essas águas, esse manancial que vai fluir no seu deserto, vai trazer vida onde não há, vai trazer paz onde não há, vai trazer felicidade onde não há e além disso, de você FLUIRÃO RIOS DE ÁGUA VIVA. Você será abençoado, mas será uma bênção também. De você fluirá rios de águas para saciar a sede daqueles que estão ao seu redor. Aqueles que estão próximos a você que precisam de água e estão no deserto também serão alcançados pelas águas através de você!

O seu deserto se transformará em manancial, sua terra seca florescerá e será tanta água, que fluirão águas vivas de você para abençoar outras pessoas!

Creia. Deus transforma o deserto em Manancial de águas vivas!

Em Cristo,

Pastor Hugo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não despreze os pequenos começos